Direito venceu esta tarde a Super taça contra a Agronomia por 26-23.
Desde 2000 o GDD disputou 9 finais tendo ganho 8!!!
Com algumas ausências importantes esta época (saídas de Gonçalo Uva, Jorge Segurado e Adérito Esteves para o estrangeiro); (Abandonos de João Diogo Mota e Ricardo Alves), bem como lesões (Vasco Uva, João Correia e Luís Portela) e a suspensão de Pedro Caravalho, o Direito somou a 3ª vitória consecutiva e sempre contra adversários directos (Agronomia, CDUL e Agronomia)
De referir que dos 8 avançados titulares que disputaram a final do Campeonato Nacional o ano passado, apenas 3 jogaram esta tarde ( Nuno Taful, Eduardo Acosta e Salvador Palha)
Jogaram e marcaram:
1.Cláudio Ferrete
2.Nuno Taful
3.Bruno Raposo (16 Bernardo Mota)
4.Eduardo Acosta (18 Marco Roque)
5.Rui D´Orey
6.Luis Sousa
7.Salvador Palha
8.Diogo Coutinho(c)
9.José Pinto
10.Luis Salema
11.António Aguilar (5p)
12.Miguel Leal
13.Miguel Portela (5p) (23 António Ferrador)
14.José Guerreiro ((Noé Fraquito)
15. Pedro Leal (2+2+3+3+3+3 p)
Suplentes
16. Bernardo Mota
17. Marco Raposo
18. Gonçalo Osório
19. Marco Roque
20. Manuel Santos
21. Noé Fraquito
22. Bernardo Gonçalves
23. António Ferrador
Resultados dos Jogos da Super-Taça
Séniores:
AEIS Agronomia 23-26 GD Direito
Sub-21:
Belenenses 39-14 GD Direito
Sub-18:
GD Direito 43-3 CR Técnico
Sub-16:
GD Direito 37-17 CDUP
GDD na imprensa:
Direito confirma hegemonia
Por JOSÉ RODRIGUES in "O Jogo"
"O novo milénio começou e continua sob a marca do GD Direito, que, ontem, voltou a dar prova de vitalidade ao vencer a Supertaça.
Bastante desfalcados em relação à temporada anterior (lesões, castigos e saídas), os advogados tiveram na grande experiência do grupo a mais-valia que assegurou o triunfo final.
Começaram bem os de Monsanto que, graças a dois erros clamorosos dos agrónomos, aos dez minutos já venciam por 14-0, uma vantagem que deixou marcas na formação da Tapada.
Mesmo assim, Agronomia, uma equipa mais jovem e irreverente, voltou ao jogo e reduziu, chegando ao intervalo a perder por 20-10.
Já no segundo tempo, a determinação dos verdes e brancos foi notória, tendo encurtado para 20-17 (ensaio transformado de Lourenço Kadosh).
O jogo ganhou mais emoção quando Cardoso Pinto empatou (23-23) e Agronomia acreditou que podia dar a volta ao resultado e instalou-se no meio-campo rival.
Mas a supremacia da Tapada não teve correspondência em pontos e quando se antevia um prolongamento, Pedro Leal desfez a igualdade, transformando uma penalidade, numa incursão ao terreno de Agronomia. "
Declarações
Aaron Jones, treinador do Direito:
"Agradecer trabalho dos técnicos anteriores"
"Cheguei apenas há duas semanas e começar a temporada a conquistar um troféu é muito agradável, tem um sabor muito especial. Contudo devo agradecer o bom trabalho desenvolvido pelos técnicos que me antecederam, pois, em parte é a eles que se deve esta vitória."
Ricardo Sequeira, treinador de Agronomia:
"Pagamos muito caro dois erros iniciais"
"Dou os parabéns ao Direito pela vitória, souberam aproveitar os nossos erros. Foram duas falhas no início do jogo que nos custaram 14 pontos, dando um sabor mais amargo à derrota. Mas gostei do desempenho da minha equipa que apesar de muito jovem esteve bem."
"O GD Direito conquistou hoje a Supertaça de Râguebi, ao vencer o Agronomia por 26-23. Pedro Leal foi o autor do pontapé de penalidade que deu a vitória aos campeões nacionais a 30 segundos do fim do encontro.
Ainda que tenha estado a vencer por 15-0, a vitória de Direito foi difícil de conquistar. O Agronomia recuperou de uma forma estupenda, havendo um empate no marcador de 23-23 a 20 minutos do final do encontro.
Perto do final do jogo, numa altura em que o empate parecia ser o resultado final, Direito conseguiu beneficiar de um pontapé de penalidade. Pedro Leal concretizou o lance, dando a vitória à sua equipa."
In "O Jogo"
"Pedro Leal, com um pontapé de grande penalidade, a 30 segundos do fim, deu esta tarde a Supertaça de râguebi ao Direito, que venceu a Agronomia por 26-23.O campeão nacional em título junta assim mais um troféu ao seu palmarés, através de uma vitória suada, embora tenha estado a vencer por 15-0. Agronomia recuperou do susto inicial a 20 minutos do fim do encontro conseguiu chegar ao empate.Mas a 30 segundos do fim, quando o empate parecia o destino mais provável, Direito beneficiou de um pontapé de penalidade, que Pedro Leal converteu, dando a vitória à sua equipa."
In "Abola"
"O GD Direito, campeão nacional em título, conquistou esta terça-feira a Supertaça, ao vencer Agronomia por (26-23), graças a um pontapé de penalidade de Pedro Leal, autor de 16 pontos, a 30 segundos do fim.
Tratou-se de uma vitória "arrancada a ferros" por parte da equipa de Direito, que esteve a vencer por (15-0), após uma entrada muito forte que surpreendeu o adversário, mas permitiu uma sensacional recuperação ao Agronomia, que conseguiu empatar (23-23) a 20 minutos do final.
Aproveitando a embalagem anímica dessa recuperação, os jogadores de Agronomia, vencedores da Taça de Portugal em 2009/2010, mantiveram algum ascendente no jogo, dando a sensação de estarem mais próximos de vencer.
De resto, dispuseram de uma oportunidade soberana para se adiantarem no marcador aos 32 minutos, quando um ensaio praticamente feito não foi validado pelo árbitro, que considerou que o último passe do jogador da Agronomia foi feito para a frente.
A 30 segundos do fim, quando o empate parecia inevitável, Direito beneficiou de um pontapé de penalidade, que Pedro Leal concretizou com competência, dando a vitória à sua equipa por (26-23). "
In "Record"
3 comentários:
parabens malta! foi pena os sub21 q agora ja só pensam em revalidar a taça de portugal e ganhar o campeonato!!! de resto está tudo de parabens pelas 3 super taças lá pa casa!!
abraços salema
Equipas do GDD: o patamar está muito alto (nunca esteve tão alto). É nestes momento que não podemos adormecer. Todos a trabalhar como se cada jogo fosse o último. Hoje, ganhar ao Direito é um prémio. Por isso todos a trabalhar ... cada vez mais.
Parabéns.
GDD GDD GDD GDDDDDDDDD
Enviar um comentário