quinta-feira, 11 de março de 2010

Direito afastado da Final da Taça

Direito perde na meia final da Taça


Num grande jogo de rugby onde o resultado foi disputado até ao último minuto os principais protagonistas não foram os jogadores mas sim o trio de arbitragem.

Um jogo GRANDE que merecia mais e melhor da equipa de arbitragem. Não se percebe a decisão da FPR em não nomear os melhores árbitros para os melhores jogos. Tiago Silva que cometeu erros decisivos no desfecho do resultado ,esteve mal e pior acompanhado pelos seus auxiliares Afonso Nogueira e Pedro Graça

Da história do jogo fica um começo bem melhor por parte da Agronomia que entrou no jogo com 2 penalidades e um ensaio bem conseguido de maul dos seus avançados. Direito ainda reduziu com duas penalidade por Gonçalo Malheiro para o 6 - 11 ao intervalo.

Na 2ª parte aconteceram os maiores casos do jogo. O 2º ensaio da Agronomia é conseguido depois de 2 avants nítidos (Não para o árbitro nem para o fiscal) junto ao ruck, bem como um agarrar sem bola a Miguel Leal que impediu o jogador de Direito de placar o jogador que viria a marcar o ensaio.

O 3º ensaio da agronomia também fica para a história depois de o ex jogador do Grupo Desportivo de Direito, Tomás Gonçalves ( Qual Michael Phelps), que num mergulho espectacular "limpa" o Ruck na ponta, isolando o jogador da Agronomia para novo ensaio.

Direito tentou reagir e numa touche dos Agrónomos nos seus 5 metros o jogador da agronomia pressionado coloca a bola dentro da sua área de ensaio onde Rui D´orey num lance dividido com outro jogador de Agronomia, faz pressão na bola na linha de ensaio. Não havendo recurso ao video ao arbitro em Portugal, aceita-se a decisão dificil do arbitro em não validar o ensaio mas não sendo marcado, teria que ser marcado mélle a 5 metros. Para espanto de todos, o árbitro marca pontapé de 22!!

Direito jogava claramente em inferioridade numérica, tal eram as decisões do árbitro, mas consegiu reagir com 2 ensaios que colocaram pressão na Agronomia até ao último minuto. O Primeiro ensaio por Rui D´orey, depois de grande visão de Gonçalo Malheiro que marca uma penalidade rápida lançando à ponta Luis Sousa que pressionado oferece o ensaio a Rui. O 2º ensaio marcado pelo jovem e muito rápido sub-21, António Ferrador, depois de um mau pontapé de Francisco Mira,muito bem contra atacado pelo arriér de Direito, marcando no meio dos postes.

Direito fica afastado da final, sem 9 dos seus internacionais, mas para a historia fica um bom jogo, que merecia outros protagonistas!

Resultado Final 20 - 25

Jogaram e marcaram:

Carlos Castro
Bruno Raposo
Nuno Taful
Rui D´orey (5)
Luís Sousa
Francisco Tavares
Manel Santos (Sub 21)
Luis Portela
João Pinto
Gonçalo Malheiro (3+3+2+2)
Adérito Esteves
José Guerrereiro
Miguel Leal
João Marques
António Ferrador (sub 21 ) (5)

Jogaram ainda:
Marco Raposo (sub 21)
Gonçalo Osório
Carlos Vaz Antunes (Sub 21)
Manel Paisana (Sub 21)
João Diogo Mota
Noé Fraquito

3 comentários:

Anónimo disse...

Desnecessária esta análise descabida, o árbitro era teerrivel, mas para os 2 lados. Temos de admitir que a agronomia foi melhor.

Abraço e vamos agora apostar forte no campeonato!

FS

Anónimo disse...

foi melhor mas se contar o primeiro ensaio do rui dorey e anular aquele marcado com dois avant o resultado seria
25-18 para o gdd

Anónimo disse...

Agronomia esteve melhor em largos momentos da 1º parte. Agora na 2º e quando começou a sofrer ensaios foi nítida a superioridade do Direito. Bastava ver o desânimo dos agrónomos de joelhos com ar desanimado a cada ensaio.
O Direito nunca mostrou desânimo e arreganhou os dentes, sempre!

Mais dez minutos e...

Boa atitude, perante a adversidade, dos Campeões Nacionais.